A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/BRASIL
Palabras clave:
pesquisa em educação, formação inicial, profissional da educaçãoResumen
O artigo trata dos temas abordados nos Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos em Pedagogia de uma Universidade Pública brasileira. O objetivo é verificar se a Educação Matemática é um objeto de interesse desses graduandos em suas investigações. Trata-se um levantamento de dados feitos através de uma pesquisa documental dos trabalhos apresentados pelos concluintes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação que se encontram registrados na Biblioteca do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará – campus 3 Guamá – em Belém, capital do Estado do Pará, na Região Norte do Brasil. Este trabalho tem como recorte temporal os anos de 2010 a 2014 e conta com uma pesquisa de revisão bibliográfica, que traz como aporte teórico os pressupostos de autores que tratam de temas ligados à Educação Matemática, Pesquisa, Educação e Formação. Os resultados indicam que não houve interesse expressivo dos alunos por questões ligadas à Educação Matemática, que aparece como objeto de investigação em apenas dois únicos trabalhos apresentados no período investigado, indicando um percentual pouco significativo de
monografias produzidas dentro dessa temática, mesmo que essa Ciência seja uma das fundamentais a serem trabalhadas no desenvolvimento dos sujeitos que serão atendidos pela Pedagogia.
Descargas
Citas
Adorno, t. W. (1995). Educação após auschwitz. Petrópolis: vozes.
Araujo, c. A. A. (2006). A ciência como forma de conhecimento. Ciência e cognição, (8), 127-142.
Brandão, c. R. (1989). O que é educação? São paulo: editora brasiliense.
Comte, a. (1973). Curso de filosofia positiva. São paulo: abril.
Demo, p. (2002). Cuidado metodológico. Sociedade e estado, brasília, 17(2), 333-348-126.
Demo, p. (2010). Educação cientifica. B. Téc. Senac: a r. Educ. Prof., rio de janeiro, 36(1).
Gatti, b. & andré, m. (2010). A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no brasil. In: metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática [s.l: s.n.].
Libanêo, j. C. (2006). Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Revista educação e sociedade, campinas, 27(96), 843-876.
Nunes, d. R. P. (2008). Teoria, pesquisa e prática em educação: a formação do professor-pesquisador. Educação e pesquisa, são paulo, 34(1), 097-107.
Paula, e. M. A. T. & machado, e. R. (2009). Pedagogia: concepções e práticas em transformação. Educar, (35), 223-236.
Peluso, d. L. (2013). O incentivo á pesquisa científica na formação inicial de professores de educação física. Anais do xviii congresso brasileiro de ciências do esporte, brasília.
Triviños, a. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São paulo: atlas.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.